quinta-feira, 8 de julho de 2010

Eu nao sou a única!



Todo mês é a mesma coisa... quando meu humor muda, quando as espinhas pipocam no rosto e aquela cólica insuportável dá as primeiras pontadas, já sei! A menstruaçao tá chegando!
Sempre fui pequenininha, magrinha e retardatária fisiologicamente!! Eu explico: na escola todas as minhas amigas já tinham seios e eu nao, todas já tinham menstruado aos 12 anos e eu nao, depilavam as pernas aos 13 e eu nao, e assim sucessivamente... Na época fingia que nao estava nem aí, mas a verdade é que queria ser como todo mundo... Mas nao sabia eu o que me aguardava....
Somente aos 14 anos, quase 15 (31/01/01), fiquei menstruada pela primeira vez, e foi a partir desse dia que minha vida e minha opiniao sobre a pressa mudou! Junto com aquele sangue todo vieram as cólicas, muitas delas, todos os meses, e meu sofrimento começou. Já fui parar no hospital algumas vezes pq remédio oral nenhum fazia efeito e como estou sentindo essa minha "amiga" incomodar agora, resolvi pesquisar o que pode amenizar essa dor, e além das dicas comuns, criei minhas próprias técnicas e vou contar para vcs.
Ela também é chamada de dismenorreia e afeta 50% das mulheres em idade fértil, ou seja, nao sou a única mesmo!
  • Se a sua cólica for como a minha, bem forte, remédios do tipo ponstan, atroveram, pontim, só resolvem se vc souber quando vai menstruar e começar e tomá-los 2 ou 3 dias antes das cólicas começarem. Caso contrário, ao começar a sentir as primeiras pontadas (as bem fraquinhas mesmo), tome logo um anti-inflamatório potente como o meloxicam, pq se deixar aumentar, aí só resolve se for na veia mesmo.
  • Outra dica legal, que funciona comigo, é, depois que tomar o remedinho, ir dar uma caminhada, nao corrida. Mas se a dor já estiver forte, é melhor ficar toda encolhidinha na cama...
  • Uma colega de trabalho me disse certa vez, que fazer abdominal melhora as cólicas. Gente, é verdade!! Quando tô com dor faço umas 3 séries de 10 e melhora mesmo! Se tiver fraquinha, até passa! Nao me pergunte como, mas passa!
  • Compressas de água quente ou fria tb funcionam para algumas pessoas, pra mim nao.
  • O uso contínuo de anticoncepcionais tb promete o alívio nas dores, mas ainda nao testei essa dica.
  • Os médicos recomendam uma dieta com menos gordura animal, laticínios e ovos, insistindo na ingestão de vegetais, sementes cruas e nozes. Nao acredito muito nisso... talvez a longo prazo funcione!
Além dessas, existem milhoes de outras dicas, mas selecionei as que considerei mais importantes e eficazes.
Espero que tenha ajudado!!
Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me dê sua opiniao!