A pergunta que mais ouvi nas últimas semanas foi: "O que tu vais fazer em Belém??", como se a cidade não oferecesse nada demais aos seus visitantes...
Para esses, que me fizeram esta pergunta, e para aqueles que não fizeram, mas compartilham do mesmo ponto de vista, dedico este post!
Primeiro de tudo o motivo pelo qual eu escolhi viajar para Belém: convite de dois grandes amigos que nasceram lá e sempre me convidavam para fazer uma visita a sua terra natal.
Passada a fase das explicações, um pouco de história!
Belém é a capital do estado brasileiro do Pará, fica no norte do país (numa região amazônica) e tem quase 400 anos. Vivei seu período de apogeu no início do século XX com a forte exploração da borracha e até hoje preserva muita coisa dessa época, como exemplo a arquitetura.
A surpresa ja começou na chegada, dentro do avião, quando você olha pela janelinha e vê a enorme floresta Amazônica (linda!!!!) em baixo dos seus pés! A impressão que dá é que o avião vai pousar entre as árvores. Uma das vistas mais lindas que já tive o prazer de ver! De arrepiar pensar no poder de Deus em fazer tudo aquilo...
Chegando na cidade outra agradável surpresa. Muitos prédios antigos, com arquitetura europeia (conservados desde o século passado e que acho lindo, pois conta um pouco da nossa história de descobrimento), mangueiras (árvore, viu, meu povo??) espalhadas por toda parte e praças, parques e bosques no meio da cidade, contrastando com o concreto dos inúmeros prédios.
A culinária lá tem fortíssima influência indígena e acaba sendo um pouco exótica, chegando a assustar, mas é tudo muito curioso!
Mesmo conservando bem o passado colonial, a cidade também se apresenta moderna, com shoppings grandes, lojas das principais franquias, supermercados 24h e prédios bem altos (o mais alto da cidade tem 42 andares).
Na hora de comer, Belém agrada todo mundo! Restaurante bom é o que não falta! O mais antigo e tradicional da cidade é o Roxy Bar, que toda noite tem lista de espera de mais de 2h pra quem chegar depois das 20:30h (isso mesmo!!). Tivemos a sorte de conseguir uma vaguinha sem tanta espera no último dia de viagem.
Não podemos esquecer do famoso açaí, que você encontra pra vender em todo lugar da cidade.
Resumindo: Belém é muito bonita, deve ser valorizada e mais divulgada! Não me arrependo da viagem e indico pra todo mundo! Lá descobri uma outra cara do Brasil...
Beijos!
Temos novidades no blog,dé uma visitinha lá.
ResponderExcluirBeijos.
Guga Fernandes
www.meuestilogugafernandes.com.br
amiga!!! que saudade! linda viagem!
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer o norte do país!Muito bonito!!!Adorei seu blog e já estou seguindo!Beijão!
ResponderExcluir