segunda-feira, 6 de junho de 2011

Belém do Pará

A pergunta que mais ouvi nas últimas semanas foi: "O que tu vais fazer em Belém??", como se a cidade não oferecesse nada demais aos seus visitantes...

Para esses, que me fizeram esta pergunta, e para aqueles que não fizeram, mas compartilham do mesmo ponto de vista, dedico este post!

Primeiro de tudo o motivo pelo qual eu escolhi viajar para Belém: convite de dois grandes amigos que nasceram lá e sempre me convidavam para fazer uma visita a sua terra natal.

Passada a fase das explicações, um pouco de história!

Belém é a capital do estado brasileiro do Pará, fica no norte do país (numa região amazônica) e tem quase 400 anos. Vivei seu período de apogeu no início do século XX com a forte exploração da borracha e até hoje preserva muita coisa dessa época, como exemplo a arquitetura.





A surpresa ja começou na chegada, dentro do avião, quando você olha pela janelinha e vê a enorme floresta Amazônica (linda!!!!) em baixo dos seus pés! A impressão que dá é que o avião vai pousar entre as árvores. Uma das vistas mais lindas que já tive o prazer de ver! De arrepiar pensar no poder de Deus em fazer tudo aquilo...


Chegando na cidade outra agradável surpresa. Muitos prédios antigos, com arquitetura europeia (conservados desde o século passado e que acho lindo, pois conta um pouco da nossa história de descobrimento), mangueiras (árvore, viu, meu povo??) espalhadas por toda parte e praças, parques e bosques no meio da cidade, contrastando com o concreto dos inúmeros prédios.





A culinária lá tem fortíssima influência indígena e acaba sendo um pouco exótica, chegando a assustar, mas é tudo muito curioso!

Mesmo conservando bem o passado colonial, a cidade também se apresenta moderna, com shoppings grandes, lojas das principais franquias, supermercados 24h e prédios bem altos (o mais alto da cidade tem 42 andares).

Na hora de comer, Belém agrada todo mundo! Restaurante bom é o que não falta! O mais antigo e tradicional da cidade é o Roxy Bar, que toda noite tem lista de espera de mais de 2h pra quem chegar depois das 20:30h (isso mesmo!!). Tivemos a sorte de conseguir uma vaguinha sem tanta espera no último dia de viagem.

Não podemos esquecer do famoso açaí, que você encontra pra vender em todo lugar da cidade.


Resumindo: Belém é muito bonita, deve ser valorizada e mais divulgada! Não me arrependo da viagem e indico pra todo mundo! Lá descobri uma outra cara do Brasil...


Beijos!

3 comentários:

  1. Guga Fernandes-Mídias Sociais14 de junho de 2011 às 13:18

    Temos novidades no blog,dé uma visitinha lá.
    Beijos.
    Guga Fernandes
    www.meuestilogugafernandes.com.br

    ResponderExcluir
  2. amiga!!! que saudade! linda viagem!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de conhecer o norte do país!Muito bonito!!!Adorei seu blog e já estou seguindo!Beijão!

    ResponderExcluir

Me dê sua opiniao!